Comissão

Critérios Operacionais para Concessão do Título de Professor Afiliado – Escola Paulista de Medicina (Regimento Interno)

Novas normas para concessão do título de Professor Afiliado EPM UNIFESP

Aprovadas na reunião de 02.04.2024 da Congregação da Escola Paulista de Medicina 

 

  1. Da definição:

- O título de Professor Afiliado é concedido para a formalização e reconhecimento de atividade voluntária de ensino, pesquisa e assistência prestadas no âmbito da EPM-UNIFESP, na forma de apoio ou colaboração. Os candidatos devem ter reconhecido mérito na sua área de atuação para propiciar uma colaboração estreita e produtiva com a Disciplina e Departamento solicitante.

- Professor Afiliado corresponde a um título e não a um cargo público, portanto, sem vínculo empregatício e remuneração, e sem garantia do exercício de funções administrativas.

  1. Dos critérios para solicitação:

- Os candidatos deverão comprovar excelência nas suas atividades de ensino, pesquisa e assistência através de seus currículos Lattes atualizados.

  1. Do fluxo para solicitação:

- As solicitações deverão ser encaminhadas e justificadas pela Disciplina e respectivo Departamento que enviarão de forma detalhada as atividades que já estão sendo desenvolvidas pelo proponente, bem como, as propostas para o próximo triênio, demonstrando o horário e o local de desenvolvimento das atividades. Também deverá ser especificada a importância e necessidade destas atividades para a unidade.

- Os chefes da Disciplina e Departamento deverão estar cientes e de acordo com a proposta do candidato e serão os responsáveis pelo acompanhamento de suas atividades.

- O título é conferido por um período de três anos consecutivos, podendo ser renovado mediante nova solicitação e análise. Caso não seja solicitada ou conferida a renovação o título é automaticamente extinto e ao candidato fica vetada a continuidade da utilização do mesmo.

 - Não serão consideradas atividades esporádicas ou pontuais, quer sejam de assistência ou pesquisa.

  1. Das modalidades

Modalidade Ensino/Assistência.

- Concedido a colaboradores com relevante papel em atividades assistenciais no âmbito EPM-UNIFESP.

- Para a concessão nesta modalidade será necessário a demonstração de atividade assistencial com carga horaria bem definida e local de atuação, além de clara demonstração de participação em atividades de ensino com alunos de graduação, pós-graduação e/ou residência. Os candidatos nesta modalidade deverão estar cadastrados no corpo clínico do HSP/HU ou outra unidade assistencial.

Modalidade Ensino/Pesquisa

- Esta modalidade destina-se a profissionais atuantes em pesquisa clínica ou básica na EPM/UNIFESP.

- O candidato deverá demonstrar linha de pesquisa própria e ser orientador credenciado em PPG na UNIFESP ou em programas externos, mas com colaboração ativa e que justifique a concessão do título

- Ter atividade de ensino/pesquisa na pós-graduação comprovada.

- Comprovar formação de recursos humanos e capacidade de captação de recursos financeiros.

Modalidade Ensino/Extensão.

Concedido a colaboradores com relevante papel em atividades extensionistas no âmbito EPM – UNIFESP.

 Ter atividade de ensino/extensão na graduação, pós-graduação ou residência comprovada.

 Para a concessão nesta modalidade será necessária a demonstração de atividades extensionistas em Programas ou Projetos devidamente cadastrados na CaEC/PROEC, com carga horaria bem definida e local de atuação, além de clara demonstração de participação em atividades de ensino com alunos de graduação, pós-graduação e/ou residência.

- Atividades de desenvolvimento tecnológico podem estar associadas a qualquer uma das modalidades.

Para a concessão na modalidade desenvolvimento tecnológico será necessária a demonstração de horário bem definido no ensino e comprovada atividade no desenvolvimento de novos processos, produtos, equipamentos e instrumentos na área da saúde.

 

Parte Documental via Sistema SEI:

  1. Documentos necessários

O departamento deverá abrir um processo no Sistema Sei e anexar os seguintes documentos:

a) Carta da detalhada da  Disciplina Justificando a Indicação;
b) Carta do detalhada do Conselho do Departamento indicando o candidato e a modalidade do Título – Ensino/Pesquisa ou Ensino/Assistencial/ Ensino/Extensão - Original

c) Curriculum Vitae resumido (Contendo email e número do Celular do Candidato de no máximo 3 páginas);

d) Currículo Lattes – atualizado.
e) Título de Doutorado;
f) Resumo das Atividades de Pesquisa ou Assistenciais dos últimos 3 anos – (max. 3 páginas), onde o candidato descreve os principais aspectos do seu trabalho acadêmico, quer seja em pesquisa, ensino ou assistência;
g) Plano de Trabalho para os próximos 3 anos (max. 3 páginas), onde o candidato descreve de uma forma estruturada as principais atividades, utilizando um cronograma resumido do que pretende fazer no período. Para elaborar o plano de trabalho, o candidato deve observar a ênfase descrita no item 3 – Modalidades de Concessão.

h)  Modelo da Declaração Sem Vínculo Empregatício
2– Congregação

O relatório da Comissão será encaminhado à Congregação, em reunião ordinária, para deliberação e votação em sufrágio secreto. A aprovação da proposta de concessão do título de professor afiliado dependerá de voto favorável de dois terços dos membros do Colegiado, presentes à sessão.

3 – Renovação após três anos

O título de Professor Afiliado terá caráter provisório e poderá ser concedido por novo período ao término de três anos, mediante nova avaliação e aprovação.

 

De acordo com a PORTARIA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA N. 1898/2024, de 21 de maio  de 2024 a Comissão de Professor Afiliado da EPM é composta pelos membros conforme abaixo:

Profa. Dra. Cassia de Toledo Bergamaschi – Presidente

Profa. Dra. Regina Celia Mello Santiago Moisés – Vice - Presidente

Profa. Dra. Flávia Ribeiro Machado

Profa. Dra. Maria Aparecida Juliano

Profa. Dra. Maria Lúcia Ferraz 

Profa. Dra. Roseli Giudice

 

Comissão de Títulos Honoríficos