O Campus São Paulo da Unifesp (CSP-Unifesp) é um dos mais importantes centros de ensino e pesquisa em saúde do Brasil. Coração histórico da Universidade Federal de São Paulo, com mais de 90 anos de tradição, possui ampla atuação em atividades de ensino, pesquisa, extensão universitária e assistência em saúde. Localizado no coração da Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo, o CSP combina uma história rica focada na formação de profissionais por meio de um sólido desenvolvimento científico e ações assistenciais em saúde, com um corpo docente de excelência que figura entre os principais pesquisadores do Brasil, América Latina e do mundo, com impacto direto no desenvolvimento de políticas públicas em saúde global.
No CSP se encontram a Escola Paulista de Medicina (EPM) e a Escola Paulista de Enfermagem (EPE), além do Hospital Universiversitário / Hospital São Paulo e Hospital Universitário II, transformando nosso campus em um dos mais importantes complexos de saúde pública do Brasil.
A Escola Paulista de Medicina (EPM), criada em 1933, e a Escola Paulista de Enfermagem - EPE, em 1939, têm contribuído de forma relevante para os avanços das ciências, para a formação de profissionais de saúde e pesquisadores e para a excelência da assistência à saúde, sendo o Hospital Universitário / Hospital São Paulo (HU/HSP) referência de alta complexidade para o país. Ao longo de sua história, a instituição tem desempenhado importante papel na formulação e implantação de importantes políticas públicas nas áreas da educação e da saúde.
O Campus São Paulo estabeleceu-se como unidade administrativa após transformação da EPM em Universidade Federal de São Paulo, em 1994, e do processo de expansão da Universidade, que culminou com a promulgação do Estatuto, em 2011. A diretoria acadêmica do CSP/Unifesp é voltada a sua administração e infraestrutura, enquanto as diretorias das Escolas têm atribuições acadêmicas e de atividades finalísticas. Essas três diretorias mantêm constante diálogo, envolvendo também, quando necessário, as superintendências do Hospital Universitário / Hospital São Paulo (HU/HSP) e do Hospital Universitário II, para que as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sejam realizadas com excelência.
Vida no Campus São Paulo
O CSP é o maior campus da Unifesp, representando, em números, mais de 30% de toda universidade:
- Sete cursos de graduação:
- Biomedicina
- Enfermagem
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Tecnologia Oftálmica
- Tecnologia em Informática em Saúde
- Tecnologia em Radiologia
- Pós-graduação stricto-sensu: 39 programas de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado;
- Pós-graduação lato-sensu: 115 cursos pós-graduação lato-sensu;
- Residências médicas e multiprofissionais: 116 programas, com cerca de 1450 residentes;
- 6700 estudantes de graduação e pós.
- 630 docentes e 990 técnicos-administrativos em educação, além de pessoal terceirizado de segurança e limpeza.
As atividades da EPM e da EPE ocorrem em cerca de 115 imóveis do campus, dentre os quais edifícios de grande porte e complexidade, como os que albergam as atividades de pesquisa científica: Edifício Antonio C. M. Paiva (Edifício de Ciências Biomédicas), Edifício Horácio K. Melo (Edifício de Pesquisa I), Edifício Nestor Schor (Edifício de Pesquisa II), Edifício Ribeiro do Valle (Infar), Edifício Leal Prado. Destaque-se, ainda, a presença de dois hospitais: o Hospital Universitário / Hospital São Paulo (HU/HSP), inaugurado em 1940, primeiro hospital-escola do país construído com essa finalidade; e o Hospital Universitário II.
A distribuição física das atividades acadêmicas em numerosos imóveis em um campus imbricado em um importante bairro do município de São Paulo traz um desafio suplementar aos gestores, que é planejar formas mais efetivas do uso de espaço promovendo colaborações e convergência do conhecimento. Neste sentido, em 2019 foi aprovado o Plano Diretor de Infraestrutura do Campus São Paulo, que, além de propor novas edificações para qualificação dos espaços para as atividades acadêmicas, inclui áreas de convívio e lazer para a comunidade universitária e a população que mora, trabalha e estuda na região e propõe melhorias do entorno universitário.
Conheça também o Regimento Interno do Campus São Paulo